29º Troféu Sua Majestade Rei Jan Carlos

9
Troféu Sua Majestade Rei Jan Carlos

Entre os dias 19 e 21 de abril, o Clube Naval de Cascais voltou a receber, pelo 29° ano consecutivo, mais uma edição do Troféu SM Rei Juan Carlos, prova instituída em 1995 quando Sua Majestade O Rei Juan Carlos I de Espanha ofereceu ao Clube Naval de Cascais um troféu, de forma a homenagear o local onde aprendeu a velejar e a competir.

O campeonato contou com a presença de 20 equipas, de sete nacionalidades diferentes, que disputaram um total de cinco regatas.

A equipa vencedora foi Provezza Dragon, com Andy Beadsworth, Simon Fry e Enes Çaylak, que conquistou pela terceira vez o troféu depois de ter um início campeonato em cheio, com dois segundos lugares e um primeiro, como realçou Simon Fry, tático da equipa turca, em declarações no fim do primeiro dia de regatas: “tivemos um dia fantástico para nós em Cascais, navegámos sempre limpos e suaves depois de três boas largadas e com os resultados deste dia só podemos estar felizes.”

Com este bom início de prova, a equipa turca, mesmo com um último dia menos bom – um sétimo e um DNF -, conseguiu manter a liderança do campeonato, com 12 pontos.

Os suecos Jan Secher, Richard Sydenham e Gerard Mitchell, a bordo de Miss Behaviour, terminaram em segundo lugar, a apenas 3 pontos, tendo conquistado o Troféu Stavros ao vencerem a última regata da prova. A formação escandinava era estreante em Cascais e Jan Secher comentou no final da sua primeira visita ”a Comissão de Regatas fez um excelente trabalho ao conseguir retirar o melhor das condições meteorológicas deste fim de
semana e a organização em terra também foi espetacular. Iremos voltar a Cascais de certeza em 2025.”

Igualmente com 15 pontos, e a fechar o pódio, terminou a equipa escocesa Louise Racing, de Grant Gordon, Luke Patience, Faye Chatterton e Elliot Hanson.

De mencionar ainda a equipa do Reino Unido Blue Haze de Ivan Bradburry, Lars Hendriksen e George Leonchuk, que venceu a regata inaugural e, como tal, arrecadou o Troféu Vincie, e a equipa belga White Pearl, de Guy Celis, Steven Vermeire e Dries Van Den Abbeele, que foram os primeiros Corintíos, isto é, a primeira tripulação sem nenhum profissional.

O campeonato contou com o apoio do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Marina de Cascais, Sagres, Vista Alegre, Leitão & Irmão e Petticrows.