A Marina de Cascais recebe, entre sexta-feira e domingo, a 5.ª edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy. Organizado em parceria com o Clube Naval de Cascais, o troféu marca o calendário de uma das principais regatas internacionais, desafiando os melhores velejadores do mundo.
As provas contarão com a presença de 170 barcos de várias classes populares (NHC, ORC, J70, SB20, Snipe, Finn e Optimist) e 700 velejadores dos 9 aos 80 anos, juntos pelo mote «Correr pelo planeta».
Criado em 2020 com o objetivo de angariar fundos para a conservação marinha, este evento regressa novamente com o objetivo de promover a sustentabilidade. A regata será livre de plásticos de uso único e será utilizada como uma plataforma para comunicar as iniciativas de conservação marinha da Fundação Mirpuri.
No sábado, dia 6 de julho, o tiro de canhão do Navio Patrulha Oceânico da Marinha Portuguesa dará início às regatas em todas as classes, com a frota de participantes preparada na linha de largada nas águas de Cascais.
No domingo, dia 7 de julho, as sete classes voltam a competir, culminando na cerimónia de entrega de prémios da 5ª edição. As 35 equipas vencedoras do Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2024 serão premiadas, além de receberem o Mirpuri Foundation Ocean Award e o troféu perpétuo, uma peça de arte desenhada pelo artista Jorge Lé Moura e fabricada com ouro maciço e prata pela Leitão & Irmão, Joalheiros da Coroa Portuguesa.
PC