A Câmara de Sintra vai apoiar os Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém com a aquisição de uma viatura de combate a incêndio para substituir a que ficou destruída no fogo que deflagrou no domingo no Parque Natural Sintra-Cascais.
A aquisição de um novo veículo «contribuirá para a reposição da capacidade e prontidão operacional da corporação, assegurando uma resposta mais adequada à defesa do património e socorro prestado, em Sintra e no país», explicou a autarquia em comunicado
Já o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), defende em comunicado que «no desempenho das suas funções, os bombeiros de Sintra, devem ser dotados dos meios que garantam a sua capacidade de resposta e o trabalho que se estende muito além das fronteiras geográficas do concelho».
A viatura que a Câmara de Sintra irá custear na totalidade vai substituir a que foi destruída no combate ao incêndio que deflagrou na tarde de domingo, em Alcabideche, no concelho de Cascais.
A Câmara Municipal de Sintra recorda no comunicado que tem «ao longo dos anos apoiado as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do município com avultadas verbas, contabilizando mais de três milhões de euros apenas em 2024, destinadas a auxiliar as corporações de bombeiros no cumprimento da sua missão».
O fogo causou 14 feridos ligeiros, dos quais 11 bombeiros, e provocou danos num centro hípico da localidade da Charneca, obrigando à retirada de 30 cavalos.