Onze serviços de urgência de pediatria, ginecologia e obstetrícia de nove hospitais estão encerrados este sábado. O maior impacto faz sentir na Grande Lisboa, com vários serviços encerrados. A falta de médicos para o preenchimentos das escalas é a explicação avançada para os encerramentos.
Os hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) são os únicos a terem dois serviços de urgência encerrados: Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria. Já os hospitais Garcia de Orta (Almada) e São Francisco Xavier (Lisboa Ocidental) têm encerradas a urgência de obstetrícia e ginecologia, enquanto o Hospital de São Bernardo (Setúbal) encerrou a Urgência Pediátrica.
Ainda na zona de Lisboa, a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está referenciada todo o dia e a Urgência Pediátrica da mesma unidade de saúde está condicionada.
Já o serviço de pediatria do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está referenciado entre a meia-noite e as 08h00 e as 20h00 e a meia-noite, enquanto a urgência de Obstetrícia e Ginecologia da mesma unidade de saúde tem as mesmas limitações entre as 00h00 e as 24h00.
A Urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria está referenciada todo o dia para receber casos indicados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.