Perto de 5000 chamadas telefónicas de pessoas a necessitarem de intervenção psicológica foram atendidas pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Foram recebidas, mais exatamente, 4.837 chamadas de alguém a necessitar de intervenção psicológica. Entre janeiro e agosto de 2024, o telefone tocou 4.837, uma média de 604 ocorrências por mês.
Este número representa, no entanto, menos 650 chamadas que no período homólogo de 2023 e uma média mensal de 604 ocorrências, revela a entidade, através de comunicado.
Pelo menos 64% dos utentes eram do sexo feminino, sendo os principais motivos comportamentos suicidários, alterações emocionais ou dos comportamentos ou incidentes críticos.
Por outro lado, as Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) foram acionadas para 922 situações, ou seja, mais 292 do que no mesmo período do ano anterior.
Os profissionais alocados ao CAPIC – 31 psicólogos clínicos – visam atender às necessidades psicossociais da população, garantindo apoio psicológico às chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, que estão disponíveis 24 horas por dia.