Vem aí um novo medicamento para ajudar a deixar de fumar

11
Luta contra o tabaco vai ter um novo aliado DR

O combate ao tabaco vai contar a partir de outubro com um novo aliado. O medicamento é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde, passando, assim, a existir dois fármacos disponíveis no mercado.

A Autoridade Nacional do Medicamento de Produtos e Saúde (Infarmed) informou que, no próximo mês, estará disponível no mercado um novo medicamento sujeito a receita médica, enquanto o outro, com a substância ativa vareniclina, também sujeito a receita médica, foi disponibilizado recentemente.

O genérico é do medicamento Champix, que era o único medicamento comparticipado pelo Estado, mas que foi retirado do mercado em 2021 por decisão do laboratório. O custo do medicamento ronda os 26 euros para o contribuinte normal e 20 euros para o pensionista.

A coordenadora da Comissão de Trabalho de Tabagismo da (SPP), Sofia Ravara saudou, entretanto, esta medida, sublinhando que existem estudos que mostram que o baixo preço motiva os fumadores para deixar de fumar. Triplica ainda a taxa de sucesso do tratamento, porque aumenta a adesão ao tratamento farmacológico.

Registe-se que esta quinta-feira comemora-se o Dia Europeu do Ex-fumador.