Este fim-de-semana marca o regresso ao passado da Fórmula 1 no Autódromo do Estoril. Ao longo de três dias, nove categorias que cobrem 60 anos de história do automobilismo desfilarão a alta velocidade ao longo de doze corridas que animarão os muitos adeptos que se esperam, estando os bilhetes de três dias já esgotados.
Como é tradicional no Estoril Classics, o Classic GP, dedicado a monolugares de Fórmula 1 Pre-86, será o cabeça de cartaz, estando previstas duas corridas – uma no sábado e outra no domingo – mas também as restantes categorias produzirão momentos únicos.
O Classic Endurance Racing I e II – dedicada a GT e protótipos que participaram nas grandes clássicas de endurance entre 1966 e 1981 – terão as suas corridas no domingo, ostentando nas suas grelhas Ford GT40, Lola T70, Porsche 935 ou Ferrari 512 BB LM, máquinas com um grande interesse histórico e de marcada presença.
A Endurance Racing Legends – onde poderá ver máquinas das provas de resistência dos anos 1990s e 2000s – far-se-ão à pista no sábado e no domingo para as suas corridas de quarenta minutos, sendo as máquinas mais vistosas o Maserati MC12 GT1 e o Lotus Elise GT1.
No The Gentlemen Challenge o público poderá assistir a fantásticas máquinas como o Porsche 904 ou o Alfa Romeo TZ2 nas duas corridas que serão realizadas no sábado e no domingo, ao passo que a Sixties’ Endurance terá na sua grelha de partida para a corrida de domingo obras de arte como o Bizzarrini 5300 GT ou Jaguar E Type.
As corridas de Turismo sempre criaram sensações fortes aos fãs, com as suas corridas disputadas, que envolvem alguns toques para marcar presença. O Classic Touring Challenge, que terá um intenso duelo entre os Alfa Romeo Giulia Sprint GTA e os Mini Cooper, terá a sua prova no sábado, ao passo que a Heritage Touring Cup, onde se assistirá a um forte embate entre os Ford e os BMW, terá a sua no domingo.
O Iberian Historic Endurance, uma prova que reúne as grandes máquinas de protótipos, GT e Turismos terá a sua prova cinquenta minutos no domingo, sendo uma oportunidade para assistir carros que vão desde o aclamado Ford GT40 até ao popular o Datsun 1200.
Haverá ainda as demonstrações de Fórmula 1, uma no sábado e outra no domingo, momento para ver o Tyrrell 021 Yamaha ou o Tyrrell P34 pilotado por Pierluigi Martini.
Atração chamada Tyrrell P34
O Tyrrell P34 era já uma das grandes atracções da edição deste ano do Estoril Classics, com um carro destes inscritos no Classic GP, mas um segundo modelo estará presente na demonstração de Fórmula 1.
Pierluigi Martini recuperou um P34 original ao mais pequeno detalhe segundo a especificação do Grande Prémio do Japão de 1977. O monolugar do transalpino ostenta o volante usado por Ronnie Petterson e o banco de Patrick Depailler, dado que o italiano não cabia no do sueco, devido à diferença de estaturas.
Também um Tyrrell, mas de 1993, o 021, estará presente na demonstração de carros de Fórmula 1. Este monolugar competiu pelas mãos de Ukyo Katayama e Andrea De Cesaris e é animado por um motor Yamaha V10 OX10A. Uma oportunidade única para os adeptos poderem ouvir gritar a plenos pulmões um motor atmosférico V10 capaz de ultrapassar as 15 mil r.p.m.