Casa das Histórias Paula Rego comemora 15.º aniversário

25
Casa das Histórias Paula Regoprepara-se para receber exposição durante um ano DR

A Casa da Histórias Paula Rego comemora a passagem do 15.° aniversário com toda a pompa e circunstância. Para assinalar este marco do programa cultural português, é inaugurada na quinta-feira (31/10) a Coleção da Casa de Histórias Paula Rego.

Situada no famoso Bairro dos Museus, em Cascais, e com uma arquitetura peculiar criada por Eduardo Souto Moura, a galeria de arte tem marcado a paisagem de Cascais e a população cascalense.

Para comemorar as 15 primaveras, a Casa de Histórias lança a Coleção da CHPR com o apoio da Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais. A exposição está disponível ao público a partir da próxima quinta-feira (31/10) e durante um ano apresenta o trabalho de Paula Rego em várias vertentes.

«A atual exposição assume a plena missão deste museu ao disponibilizar a sua coleção de forma mais estável, durante um ano, e estabelecendo uma nova e estimulante leitura, que não obedece necessariamente ao critério cronológico, antes organizando as obras num novo diálogo que valoriza as especificidades do trabalho artístico de Rego e os diferentes aspetos em que se foi centrando ao longo de seis décadas», afirmou Catarina Alfaro, coordenadora da galeria, em declarações à Marketeer, revista especializada na área de marketing.

Além de imensos trabalhos que a artista produziu em 50 anos de carreira vão ser mostradas, pela primeira vez, duas ilustrações produzidas por Paula Rego para o livro infantil francês «Barba Azul, Papão e Cia», lançado já em 1986.

Recorde-se que Paula Rego sempre pediu que a galeria de arte não caísse no marasmo e que se apresentasse «viva» e com destaque para o desenho. Assim, no dia da inauguração é também lançada a 4.ª edição da Oficina de Gravura, um workshop onde todos poderão mostrar os seus dotes artísticos e aprender um pouco mais sobre desenho.

João Pereira