O incêndio desta tarde em zona de mato em Alcabideche, no concelho de Cascais está a ser combatido por 546 bombeiros, apoiados por 160 viaturas e dois meios aéreos (20h44).
As chamas obrigaram a cortar o trânsito na A5, entre os nós de Cascais e Alvide.
Segundo o repórter Bruno Taveira/Notícias de Cascais, “a população da Quinta das Patinhas foi evacuada das suas casas pela GNR, devido ao fumo muito denso e pouco respirável”.
Pelo menos 77 pessoas foram retiradas do Zambujeiro, por motivo de precaução, avançou à SIC Notícias Elísio Oliveira, comandante regional da Proteção Civil. A maioria são crianças (61) que estavam num acampamento na serra, junto do acampamento de verão, na Pedra Amarela. Tque estavam num acampamento de verão.
Entretanto em declarações à CNN Portugal, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, disse que “não esteve nunca previsto que o incêndio tocasse no Hospital de Cascais”, mas reconhecendo que as instalações têm sido afetadas pelo fumo. “O Hospital de Cascais não esteve, não está em risco, a não ser do fumo que se faz sentir”, explicou.
Ainda a CNN Portugal, o presidente da Câmara de Cascais, garantiu que algumas das vias rodoviárias foram cortadas “por precaução”.
Ponto de situação às 20h44:
(em atualização]
Imagem: Bruno Taveira/Notícias de Cascais