Tratolixo, empresa de resíduos, situada no concelho de Cascais, inaugurou esta sexta-feira uma nova unidade de tratamento que permite reforçar o reaproveitamento e a valorização dos biorresíduos, num investimento de cinco milhões de euros.
A Unidade de Tratamento Mecânico com Separação Ótica Automática de Sacos com Biorresíduos vai ficar situada no Ecoparque de Trajouce, sede da Tratolixo, empresa responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos dos municípios de Cascais, Sintra, Oeiras e Mafra. Fonte da empresa explica que a nova unidade representa um investimento de cinco milhões de euros, com um cofinanciamento em 85% no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Esta unidade terá uma capacidade anual para tratar 300 mil toneladas de resíduos, o que representa uma duplicação da capacidade de tratamento.
Segundo a mesma fonte, existe a possibilidade de aumentar a capacidade de produção de biogás e de energia elétrica que é injetada na rede elétrica nacional, assim como de composto orgânico para aplicação na agricultura.