Swim Grand Prix Portugal: Carina Bruwer brilha no meio do intenso nevoeiro

12
Swim Grand Prix Portugal
Swim Grand Prix Portugal

Realizou-se recentemente em Cascais a edição de 2024 do Swim Grand Prix Portugal, prestigiado evento de Natação em Águas Abertas.

Com a presença de 700 atletas de 37 países e várias centenas de espetadores, este festival tinha previsto a realização de oito provas, mas S. Pedro não ajudou e acabaram por serem realizadas apenas 6, com algumas condicionantes.

Na manhã do 1.º dia, estava previsto a realização da Travessia Lisboa-Cascais (prova de 20 Km integrada na Ultra Marathom Swim Series da WOWSA – World Open Water Association), mas o nevoeiro cerrado cancelou a prova, pois os nadadores não conseguiam ver a pista e os perigos que uma prova de rio acarreta.

Pelo mesmo motivo, a Travessia Oeiras-Cascais também foi cancelada, para natural tristeza dos cerca de 100 atletas inscritos para esta prova.

Tudo foi feito para que as prova fossem realizadas, mas a segurança dos participantes está em primeiro lugar; mesmo assim, ainda houve uma Cerimónia de Abertura no Padrão dos Descobrimentos, com a entoação do Hino das Aguas Abertas e do Hino Nacional.

Com a melhoria das condições climatéricas, foi possível realizar as provas destinadas às crianças: 200 ou 400 metros, conforme o escalão, que serviu essencialmente para os mais pequenos fazerem a festa, sob o olhar atentos de pais e outros familiares, que encheram por completo a Baía de Cascais.

No 2.º dia, tudo começou bem com a realização da prova de 3,8 Km no mesmo percurso que já tinha sido usado para as corridas IRONMAN Portugal-Cascais, e que teve como vencedores Richard Letcher (prova masculina) e Carina Bruwer (prova feminina).

De seguida, os participantes da prova de 5 Km lançaram-se à água em São João do Estoril em direção a Cascais, mas aos 2,5 Km o nevoeiro começou a ficar mais cerrado e a prova foi abortada, por razões de segurança.

Os atletas foram recolhidos e transportados para a Baia de Cascais em barcos da organização e a classificação foi determinada pela posição em que os participantes estavam na altura da interrupção.

Assim, houve dois vencedores em cada prova: Leonie Beck e Andrea de la Hera na prova feminina, e Mario Sanzulio e Marco Inglima na prova masculina, onde o luso Gonçalo Santos ficou no lugar mais baixo do pódio.

As últimas provas do dia acabam por se realizar, mas tiveram algumas alterações, para garantir a segurança de todos. As corridas foram feitas ao largo da Praia dos Pescadores e contou com a presença de muitos espetadores.

Carina Bruwer fez o bis ao vencer a prova de 1,9 Km, enquanto nos Masculinos o vencedor foi Justin Jovignot; na competição mais pequena (1 Km) o lugar mais alto do pódio foi para Isabel Geiser (Femininos) e Vladimir Augusto (Masculino).

Apesar das condicionantes, o Swim Grand Prix Portugal continua a ser uma grande festa e Cascais o lugar ideal para a realização das provas.