Arranca esta segunda-feira (14/19) a operação «Bullying é para fracos», uma iniciativa da PSP que decorre até 25 de outubro, em escolas do 1.º ao 3.º ciclo e ensino secundário de todo o País. A operação é assente em crianças e adolescentes entre os 6 e 18 anos.
A PSP vai promover ações de sensibilização sobre bullying e ciberbullying entre a comunidade escolar que serão direcionadas não só a alunos, mas também aos professores, auxiliares das escolas, pais e encarregados de educação.
A PSP, através de um comunicado, alerta que o bullying, com as novas tecnologias, tem aparecido «numa fase tendencialmente mais precoce da vida das crianças e jovens, assumindo novos contornos através do ciberbullying, refere o comunicado adiantando que «este tipo de vitimização poderá ocorrer durante bastante tempo até ser notado e/ou denunciado, uma vez que é passível de ocorrer de forma dissimulada ou de ser desvalorizado. Tendo em conta que contribui de forma significativa para a degradação do sentimento de segurança, especialmente no seio da comunidade escolar, este fenómeno merece especial atenção por parte da PSP».
A PSP fez mais de seis mil ações de sensibilização, em dois anos, tanto de bullying como de ciberbullying, impactando mais de 250 mil alunos por todo o país.