Detido casal suspeito dos crimes de roubo e furtos em interior de residência

19
DR

A Divisão Policial de Cascais procedeu à detenção de um homem e de uma mulher de 49 e 44 anos, respetivamente, na sequência de uma investigação relacionada com a prática de um crime de roubo e de cinco crimes de furtos qualificados em interior residência, praticados no concelho, entre julho e setembro de 2024, contra pessoas especialmente vulneráveis em razão da idade ou doença.

As detenções ocorreram em Azambuja, Lisboa e Fátima e Santarém, em cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pela Autoridade Judiciária. Os detidos, anteriores funcionários de uma instituição de apoio social do concelho, aproveitavam o facto de conhecerem as vítimas através da sua atividade profissional anterior para se deslocarem às suas residências e, mediante astúcia, as ludibriarem, fazendo-as crer que ali se dirigiam em nome da instituição.

Já dentro da residência, aproveitavam para consumar o furto, geralmente peças de ouro que depois vendiam em lojas de compra de ouro. No que concerne ao roubo perpetrado em 6 de setembro de 2024, salienta-se que a vítima, quando se encontrava a caminho da residência foi abordada pela suspeita, que tenta aceder ao interior da residência por meio de astúcia. Não conseguindo, o suspeito, mediante um esticão retira-lhe o fio de ouro que tinha ao pescoço, encetando ambos fuga para parte incerta.

De salientar que, no decurso da investigação, foi possível apreender cerca de cinquenta peças de ouro, num valor que ascenderá aos 15 000 (quinze mil) euros. Estão a ser efetuadas diligências de modo a apurar os proprietários de algumas das peças de ouro recuperadas.

Os detidos, toxicodependentes e admitidos em tratamento, recolheram às celas de detenção do COMETLIS, e após serem presentes em 1.º interrogatório judicial, junto do Ministério Público do Tribunal de Cascais, foi-lhes restituída a liberdade e aplicada a medida de coação de apresentações semanais.